domingo, 22 de julho de 2007

A Esmaltina fez um peeling...

Parte I

Cada vez que entrava na garagem da sogra, via a Esmaltina a olhar para mim e a pedir clemência.

É uma roda 20" de 3 velocidades no cubo Sturmey Archer, com quadro dobrável que está pendurada naquela garagem há 18 anos.

Este fim de semana, meti mãos à obra e iniciei um novo projecto para os tempos livres.

O objectivo não é ficar perfeita, apenas quero eliminar a ferrugem e deixa-la a andar sem gastar dinheiro. Para a deixar original tinha que substituir algumas peças que já foram mais atacadas pela ferrugem, especialmente as cromadas.

O quadro também já tinha bastantes mazelas, por isso, resolvi raspar toda a tinta e pintar de novo.

Alem disso, penso que não se poderá considerar um restauro, uma vez que não parece estar 100% de origem. Desconfio que o guiador foi trocado para adicionar o cesto.

Para já, ficam aqui as imagens do peeling das primeiras peças.























Parte II

Esta semana não há muito para mostrar sobre o "restauro" da Esmaltina. Primeiro porque não houve muito tempo disponível e segundo porque quase todo esse tempo foi dedicado apenas ao quadro.





Foi cansativo, mas parece que deu uma volta de 180º



Parte III


Tenho recebido alguns emails a perguntar as técnicas que tenho utilizado para tirar a tinta e a ferrugem das peças da Esmaltina.

Aproveito então para informar que não sou especialista nesta matéria e nem sequer pedi aconselhamento a quem percebe do assunto. Como tal, posso não estar a usar as técnicas ou as ferramentas mais indicadas.

Basicamente tenho usado berbequim e escovas metálicas de vários tamanhos.



A técnica tem funcionado bem, por isso não senti necessidade de pedir ajuda a especialistas.


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Sempre tive tendência para pegar em ferramentas e tentar "arranjar" tudo o que me aparece à frente. Muitas vezes o resultado não é o esperado, especialmente quando me meto na área dos equipamentos eléctricos.

A Esmaltina serviu de pretexto para justificar a montagem de uma bancada de trabalho na garagem.
E olhem que até parece uma oficina a sério. Tem:
  • um torno (mini);
  • um painel de ferramentas na parede;
  • uma grande lâmpada por cima da mesa de trabalho;
  • uma ventoinha para refrescar o "artesão";
  • e um rádio para criar ambiente.
Só falta mesmo o calendário na parede...


Por agora terminei o peeling. O quadro e os guarda-lamas estão à espera de pintura, mas essa fase vai ficar para depois das férias.

Parte IV


Finalmente terminei o meu "projecto".
O quadro, os guarda-lamas e a protecção da corrente foram pintados de cinza metalizado e ficaram melhor do que eu estava à espera. Por causa disso até fiquei com pena de não substituir algumas peças cromadas que estão mais danificadas.


A montagem

Um pormenor muito importante. 3 velocidades no cubo Sturmey Archer.

Dínamo Cibié

Farol Aprilia

Antes e depois



Não faltaram candidatos para o primeiro test drive




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Balanço final:

4 calços
2 pedais
Algumas ferramentas novas
Algumas horas de trabalho (ou divertimento) durante quatro fins de semana
Uma nova "oficina" na garagem
Uma nova bicicleta (com pouca utilidade, mas com valor sentimental)

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Parte V






Hoje descobri o livrete dela, ainda em nome do meu sogro, e descobri mais um pormenor interessante:

Já é mais velha que eu!! Registada a 11 de Setembro de 1976!!

6 comentários:

Ferrão disse...

Boas Jorge,

Marca lá uma voltinha de inauguração à máquina.
E que tal a 22 de Setembro aqui pela Sertã?
Já estamos a tratar disso.
Um abraço.

Tavzinz disse...

eu também tenho uma bem parecida com essa e também andava com ideias de a restaurar, acho que depois de ter visto o teu trabalho vou mesmo entreter-me com ela, espero que fique melhor do que está agora, eheheh

Anonymous disse...

Bom dia,
parabens pelo restauro, tenho uma bicicleta como essa mas de 73. Só depois dever as suas fotos reparei que faltam algumas peças na minha. Será que dá para meter aqui no blog, umas fotos da bicicleta vista do lado contrario? é que as fotos são sempre do mesmo lado.
Uma questão com o é que o cabo é preso na corrente das mudanças? é que a minha não tem o cabo e nao vejo como o colocar...

obrigado, mais uma vez parabens

Neves disse...

Boas...

Também ando nas mesmas andanças que tu, mas as coisas não em correram muito bem. Na pintura a pistola com Hammerite a pintura ficou mt má, ainda a lixei e dei verniz mas este arrancou-me a tinta...

Será que me podes dar umas dicas de pintura e que tintas e materiais utilizas-te.

Obrigado.

pedroneves00@gmail.com

Anonymous disse...

Boas, primeiro quero dar-te os parabéns pelo excelente trabalho que desenvolveste. Gostava só que me desses algumas dicas como reparar os metais, pois tenho duas bicicletas antigas que gostava de recuperar.
Se poderes da-me uma ajuda em gil_more@hotmail.com
Obrigado

FMicaelo disse...

Boas amigo Jorge.

Parece mesmo que tivemos um projecto quase de fotocópia! Eheheheheh Os meus parabéns que a sua máquina ficou muito bem. A minha está ainda carente de um dinamo que entretanto desapareceu e cuja substituição por um igual está dificil.
Meus parabens e um abraço.