segunda-feira, 23 de junho de 2008

O reinado da lataria II

Esta foto que vos mostro a seguir é a Avenida da Força Aérea Portuguesa, em Aveiro.

Tem 400m de comprimento e desde que foi construída sempre teve aquela linha amarela de proibição de estacionamento junto ao separador central. Infelizmente nunca ninguém a respeitou e sempre esteve repleta de carros estacionados junto ao separador em ambos os sentidos, com a conivência da PSP.

Nas ultimas semanas muita coisa mudou:

Primeiro a Câmara Municipal resolveu colocar os seus trabalhadores durante alguns dias a repintar todas as linhas amarelas.
Fiquei surpreendido e pensei: -Será que é desta que a avenida vai perder o seu aspecto sobrelotado e ganhar um ar amigável para peões e residentes?

Nos dias que se sucederam a PSP passou a multar os que ainda fingiam que não viam as linhas e a avenida ganhou o aspecto que se vê na foto.
Finalmente conseguiu ver-se uma pequena linha verde a contrastar com tanto betão. Passou também a poder usar-se as faixas de mudança de direcção nos cruzamentos, que normalmente estavam ocupadas com carros estacionados.


Infelizmente esta situação durou apenas alguns dias. Provavelmente para agradar a uma série de indivíduos que só não levam os seus automóveis para a cama porque o lugar já está ocupado, a Câmara Municipal resolveu fazer o que se vê na foto seguinte.
Suprimiu uma faixa de circulação, criou lugares de estacionamento onde sempre foi proibido e voltou a gastar dinheiro da autarquia (que se diz sem dinheiro) para apagar as linhas que tinham sido pintadas poucos dias antes.

E esta, hein??




E assim se voltou a ter um amontoado de enlatados a descaracterizar uma avenida que deveria ser das pessoas.


E ainda há quem não se contente com tudo isto e ainda estacione em segunda fila...


...ou bloqueie faixas de rodagem!



Mas infelizmente é fácil encontrar por toda a cidade outros exemplos que mostram que o automóvel é rei e senhor...















6 comentários:

Ferrão disse...

Pois é, mas infelizmente é o que temos...

RedTuxer disse...

Se há coisa que me faz passar dos carretos são os cavalos que deixam assim os carros! Nem que passe por cima deles, mas se estão no passeio por onde passo, ficam marcados!
Eu conduzo e tenho o cuidado de deixar sempre bastante espaço para que os peões, cadeiras de roda, etc, passem sem problemas! Por isso não admito que me bloqueiem a passagem

JORGE disse...

Na massa critica do mês passado encontramos uma senhora confortavelmente estacionada na ciclovia. Parei na traseira do carro, bati no vidro e fiz-lhe sinal para sair da frente. Ficou fula!!!

Hernâni disse...

Ficou fula pk devia querer peso:))

Xupaulo disse...

O que se passou na Av da Força Aérea é verdadeiramente, literalmente, gozar com o dinheiro do contribuinte.
Estamos em Portugal!! está tudo dito...

Anonymous disse...

Infelizmente é de lamentar, mas ñão é só por aí porque aqui por baixo também acontece o mesmo.
Um abraço.
FM